Translated by Marcus PY2PLL
CQ Magazine DX Marathon – Regras para 2024
Datas: 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024 Prazo final para envio dos LOGs: 5 de janeiro de 2025, 23:59 UTC.
A CQ DX Marathon se destina a promoção do DX ao longo do ano. O crédito é dado para contatos em todas as faixas de HF e VHF baixo do Serviço de Radioamador (160-6 metros), incluindo aquelas normalmente não usadas nos contestes (60, 30, 17 e 12 metros). Os contatos realizados nos contestes podem ser usados, desde que sejam feitos a partir da mesma estação.
Aqui estão as regras completas:
Período de atividade
A CQ Magazine DX Marathon é uma atividade com duração de um ano, começando às 00:00 UTC de 1º de Janeiro e terminando às 23:59 UTC de 31 de Dezembro.
Frequências
Todas as frequências permitidas à classe da licença dos participantes, nas faixas de 160 a 6 metros, são elegíveis, incluindo aquelas normalmente não permitidas nos contestes (60, 30, 17 e 12 metros). Não são válidos os contatos através de repetidores ou satélites, nem contatos com estações móveis marítimas ou aeronáuticas. Todos os contatos devem ser feitos inteiramente através de RF nas faixas anteriormente citadas – ou seja, contatos via Echolink, DMR, All-Star, etc. não tem validade.
Modos
Podem ser utilizados praticamente quaisquer modos para os quais o operador está licenciado. Exemplos dos modos a serem utilizados no programa DX Marathon são os seguintes:
- CW: Código Morse Internacional
- Fonia: USB, LSB, DSB, FM (voz), AM
- Digital: FT8, FT4, PSK, RTTY
Itens Gerais
Cada participante do CQ Magazine DX Marathon poderá enviar um registro por ano, por local de operação. Os participantes que enviarem registros para modo único ou banda única deverão incluir apenas esses contatos em seu envio. Logs enviados com múltiplos modos ou múltiplas bandas não serão considerados para inscrições de modo único ou banda única. Um participante pode usar até dois indicativos por estação, desde que os indicativos estejam claramente indicados no formulário de inscrição. Ambos os indicativos devem ser usados no mesmo local de operação, fazendo uso de equipamentos e antenas proporcionais à categoria selecionada.
A operação remota é permitida somente se todos os transmissores, receptores e antenas estiverem em um único local físico. Uma estação remota localizada em um país diferente do país do Certificado de Operador do participante deverá cumprir todas as leis e regulamentos locais desse país. Uma vez selecionada uma estação remota pelo participante, o mesmo deverá utilizar a mesma estação remota durante o período de atividade daquele ano.
Se um participante operar a partir de uma estação fixa e de uma estação remota, eles serão tratados como entradas separadas. Cada inscrição pode ser submetida desde que possua indicativos diferentes ou um designador de indicativo portátil (ex. PU9XXX/P). Contatos realizados com o auxílio de SDRs ou outros receptores / transceptores remotos não podem ser utilizados para somar pontos à uma estação fixa primária.
Se o administrador do programa CQ Magazine DX Marathon determinar que uma inscrição inclui QSOs combinados de mais de um local, o participante poderá ser suspenso do programa CQ Magazine DX Marathon e a inscrição do ano corrente não será pontuada. Não cabem recursos às decisões do Administrador do Programa CQ Magazine DX Marathon, elas serão finais.
Categorias
Existem quatro categorias de entrada: “Ilimitado” , “Limitado” , “Fórmula” e “QRP”. Os participantes devem operar apenas nas faixas e sub faixas permitidos para a classe da licença. O uso de DX Cluster é permitido para todas as categorias. As referências à potência, na descrição das classes abaixo, é sempre aquela que seria medida no ponto de alimentação da antena.
Ilimitada
A Classe ILIMITADA permite que os participantes usem até a potência máxima legal permitida em cada banda, de acordo com a classe da licença do operador e da estação. Qualquer antena ou combinação de antenas pode ser usada nesta categoria.
Limitada
Os participantes da classe LIMITADA podem utilizar uma potência de saída de, no máximo, 100 watts. Antenas como verticais ou antenas de fio são permitidas. Exemplos de antenas de fio incluem dipolos de fio, G5RV, Windoms, de alimentação descentralizada (OCF) e EFHW, entre outras. Quaisquer dessas antenas, sejam verticais ou de fio, não podem, em nenhum ponto, estar a mais de 15m (50 pés) acima do solo e não devem exceder 41m (135 pés) de comprimento. Se for utilizada uma antena de fio inclinada, o ponto de fixação mais alto não deverá exceder 15m (50 pés) acima do solo. Se forem utilizadas duas torres ou árvores, aplicam-se os requisitos de comprimento e altura indicados neste parágrafo.
Se um participante morar em uma estrutura alta, como um edifício - por exemplo - antenas verticais e de fio são permitidas no telhado da estrutura, sujeitas às restrições de comprimento indicadas acima. Dipolos giratórios no topo de edifícios de vários andares são permitidos somente se a altura destes não exceder 15m (50 pés) nesta categoria. As restrições de comprimento de 41m (135 pés) são as mesmas aplicadas anteriormente para antenas de fio.
Podem ser utilizadas antenas na classificação de “array”. “Array” significa um ou mais elementos irradiantes e elementos parasitas. Exemplos: Yagis, Hexbeams, Spider Beams, Quadras Cubicas e etc. Essas antenas estão limitadas a uma altura de 15 m (50 pés) acima do nível do solo. As Yagis estão limitadas a 3 elementos e uma gôndola (boom) não superior a 5m (16 pés). Spider Beams e Hex Beams têm restrição de 3 elementos, mas não têm restrição de comprimento de estrutura. Dipolos giratórios para 30 e 40m são permitidos nesta categoria, sujeitos às restrições de altura anteriormente especificados.
Fórmula
Os participantes da classe FÓRMULA podem utilizar uma potência de saída máxima de 100 watts.
Antenas como verticais ou antenas de fio são permitidas. Exemplos de antenas de fio incluem dipolos de fio, G5RV, Windom, de alimentação descentralizada (OCF) e EFHW, por exemplo. Quaisquer dessas antenas, sejam verticais ou de fio, não podem, em nenhum ponto, estar a mais de 20m (65 pés) acima do solo e não devem exceder 41m (135 pés) de comprimento. Se for utilizada uma antena de fio inclinada, o ponto de fixação mais alto não deverá exceder 20 m (65 pés). Se um participante morar em uma estrutura alta (edifícios), antenas verticais e de fio serão permitidas no telhado da estrutura, sujeitas às restrições de altura indicadas na Classe Limitada. As restrições de comprimento de 41m (135 pés) permanecem.
Antenas direcionais como Yagis, Quadras e etc ou dipolos giratórios NÃO podem ser usados nesta categoria.
QRP
Os participantes da categoria QRP podem utilizar uma potência de saída máxima de 5 watts. Os operadores que selecionam a categoria QRP estão limitados a antenas que estejam instaladas uma única torre cuja altura não exceda 20m (65 pés) acima do solo. Antenas de fio também podem ser utilizadas, mas devem atender aos critérios da categoria FÓRMULA e podem ser apoiadas na torre em apenas um ponto.
Podem ser utilizadas antenas do tipo “array”. “Array” significa um ou mais elementos irradiantes e elementos parasitas. Os exemplos incluem Yagis, Hexbeams, Spider Beams, Quadras Cúbicas e etc. Estas antenas estão limitadas a 3 elementos e montadas a uma altura máxima de 20m (65 pés) acima do nível do solo. Dipolos giratórios para 30m e 40m SÃO permitidos nesta categoria, sujeitos às restrições de altura acima citadas. Se um participante morar em um edifício, antenas verticais e de fio serão permitidas no telhado da estrutura, desde que cumpram o limite de altura indicado acima. As restrições de comprimento de 41m (135 pés) permanecem.
NOTA ESPECIAL SOBRE ANTENAS PARA TODAS AS CLASSES:
Se você não tem certeza se sua antena se enquadra nas descrições acima, para alguma classe e não é mencionada, entre em contato com a equipe administrativa da CQ Magazine DX Marathon para obter orientação.
DX Marathon Challenge
Este prêmio é novo no programa de 2024. Aqueles que optarem por participar trabalharão durante o ano tantas entidades DX e Zonas CQ em cada banda de 80 a 10 metros incluindo as bandas WARC (ou seja: 80-40-30-20-17-15-12-10). Todos os modos são válidos (CW, Fonia e Digitais). Duas placas serão concedidas para o DESAFIO DX MARATHON, uma para a pontuação máxima e uma para a pontuação de vice-campeão. Todas as categorias, da Ilimitada até a QRP. Para aqueles que desejam participar, os detalhes da inscrição serão divulgados em breve. Por favor, verifique o site da DX Marathon após 1º de janeiro de 2024. Enquanto isso, os participantes interessados deverão registrar todos os QSOs em todas as bandas em seu programa de registro.
Pontuação
A pontuação é muito simples: você ganha um ponto na primeira vez que trabalhar um novo país e um ponto por trabalhar uma nova zona. Some os pontos do país e da zona e essa será a sua pontuação total. Não há multiplicadores.
Cada país e zona contam apenas uma vez. Um único QSO pode contar tanto para um país como para uma zona. Exemplo: Se no ano você trabalha 238 países e 37 zonas, sua pontuação é 275. A Lista de Países CQ DX (CQ DX Country List) e a Lista de Zonas CQ constituem as listas oficiais do programa e estão disponíveis no site da DX Marathon. Em caso de empate, será considerado vencedor o participante cujo último contato de pontuação tenha sido anterior, cronologicamente. Não cabem recursos às decisões do Administrador do Programa DX Marathon.
Envios
Todas as inscrições devem ser recebidas até 5 de janeiro de 2025. Se o seu indicativo mudou durante o ano, ou se você usou um indicativo especial durante algum conteste, em sua estação, insira o seu indicativo principal no topo do formulário de inscrição da DX Marathon e adicione o indicativo especial na seção de comentários do formulário. Se isso não for feito, você não receberá crédito por ambos os indicativos utilizados e nenhuma exceção será feita. As inscrições devem ser feitas através do site da DX Marathon em entry.dxmarathon.com. Não haverá prorrogação do prazo.
Verificação
QSLs ou outras formas de verificação de QSO não são necessárias. Espera-se que o participante reivindique contatos apenas de estações que ele tenha todos os motivos para acreditar serem legítimos, e apenas reivindique contatos nos quais uma troca bidirecional precisa foi claramente realizada. Cada contato para um país ou zona reivindicada deve ser um contato sólido. Espera-se que a estação que reivindica um contato com uma estação DX tenha seu indicativo recebido e transmitido de forma completa e precisa pela outra estação. A equipe de pontuação da DX Marathon reserva-se o direito de verificar os QSOs submetidos pelos participantes, incluindo os registos de DXpedition ou quaisquer fontes disponíveis para validar o QSO reivindicado. A equipe da DX Marathon incentiva a todos os participantes a verificarem a precisão dos dados de seus QSOs antes de enviá-los. Obviamente que os contatos confirmados de fato (QSLs físicos, LOTW etc) são as escolhas de menor risco para os participantes. A equipe da DX Marathon incentiva os participantes a visitar o site e ler atentamente a seção de Perguntas Frequentes para obter dicas úteis, onde os detalhes de envio prioritário estão listados. Use o tradutor do Google para outros idiomas que não o inglês.
Há também informações detalhadas sobre indicativos de estações DX específicas, e atualmente estão disponíveis na guia “Recursos” do site.
Durante o processo de validação dos pontos, a equipe da DX Marathon analisará os QSOs reivindicados que são inválidos, como por exemplo contatos com piratas, indicativos de chamada incompletos ou estações que não operaram nos países reivindicados. Ocorrendo qualquer um desses erros o contato não será contabilizado na pontuação final. Os participantes poderão ser desclassificados em casos de fraude ou falta de espírito desportivo. Cada QSO pode estar sujeito a verificação pelo Administrador do Programa DX Marathon e sua equipe. As decisões/determinações do Administrador do Programa DX Marathon são finais e não cabem recursos de nenhuma espécie.
Resultados
A lista final das pontuações oficiais e vencedores será publicada na Revista CQ e no site da DX Marathon. As pontuações reivindicadas serão publicadas no site dentro de 30 dias após o envio das pontuações, em Janeiro. Os resultados finais de 2024, após verificação, aparecerão na revista CQ, edição de junho de 2025, e serão publicados no site da DX Marathon.
Prêmiação
Placas
A DX Marathon concederá placas da seguinte forma:
- Maior pontuação geral na Classe ILIMITADA
- Maior pontuação geral na Classe LIMITADA
- Maior pontuação geral na Classe FÓRMULA
- Maior pontuação geral na classe QRP
- Maior pontuação mundial geral apenas em CW
- Maior pontuação mundial geral apenas em SSB
- Maior pontuação mundial geral apenas digital
- Pontuação geral mais alta para participação em banda única para as bandas de 6, 10, 12, 15, 17, 20, 30, 40, 60, 80 e 160 metros
- Pontuação geral mais alta para cada um dos 6 continentes
- Pontuações gerais mais altas de CW na Europa e América do Norte
As placas para vencedores de CW, SSB, banda e continente são concedidas independentemente da classe e só podem sê-las se as pontuações vencedoras nessas categorias forem de, pelo menos, 50% da pontuação geral do vencedor da DX Marathon da classe ILIMITADA. Uma placa será concedida à maior pontuação geral na Overlay Juvenil (YOUTH). Uma placa será concedida à maior pontuação mundial na Overlay YL. Uma placa será concedida tanto para a pontuação máxima quanto para o segundo colocado na categoria recém-criada, descrita abaixo, intitulada “DX Marathon Challenge”. Os participantes poderão receber apenas uma placa por ano. No caso de um participante se qualificar para mais de uma placa, esse participante receberá a placa de nível mais alto com base na ordem acima.
Certificados
Os certificados são concedidos aos participantes qualificados na seguinte ordem:
- Pontuação geral mais alta para cada um dos três modos em cada continente, com exceção do CW na Europa e na América do Norte
- Pontuação geral mais alta em cada zona CQ
- Pontuação geral mais alta em cada país
- Pontuação geral mais alta para cada classe nos EUA
- Pontuação geral mais alta nas categorias ILIMITADA, LIMITADA, FORMULA e QRP em cada distrito de indicativo dos EUA
- Pontuação geral mais alta em cada distrito de indicativo canadense.
Os vencedores das placas não receberão certificados. Um participante pode se qualificar para apenas um certificado. No caso de um participante se qualificar para mais de um certificado, esse participante receberá o certificado de nível mais alto com base na ordem acima. Um nível mínimo de pontos para se qualificar para um certificado será estabelecido anualmente pelo Administrador do Programa DX Maratona, acima do qual um certificado será emitido. As decisões do Administrador do Programa DX Marathon são finais.
Nota especial: Atualmente, a DX Marathon não oferece premiações para uma combinação de premiação de modo único/banda única. Se uma inscrição tiver todas as inscrições em uma única banda e em um único modo, ela será contada como uma inscrição de banda única.
Prêmio Especial Anual
Em 2024, em homenagem à contribuição de K9EL ao longo dos últimos 17 anos para o programa, o Programa DX Marathon emitirá o “Prêmio John Sweeney K9EL Super Marathon” em homenagem ao serviço prestado por John. O prêmio será chamado de “Prêmio Super DX Marathon”. A placa de premiação será emitida ao participante que tiver o melhor desempenho acumulado em cinco anos consecutivos no Programa DX Marathon nos anos 2020-2024. A premiação, de placa única, será feita independente da Categoria, ou seja, da ILIMITADA até a QRP.
Overlay Juvenil (YOUTH)
A overlay Juvenil para 2024 está aberta a qualquer pessoa que nasceu a partir de 1º de janeiro de 2000. Uma placa YOUTH será concedida à pontuação Juvenil mais alta do mundo, e certificados serão concedidos à pontuação Juvenil mais alta em cada um dos seis continentes. Para participar na overlay YOUTH, o participante deve reivindicar a inscrição neste Overlay indicando a data de nascimento na caixa de comentários do formulário de inscrição. Todas as inscrições de Jovens podem estar sujeitas a verificação de idade. Para qualificação do certificado, os jovens inscritos devem atingir uma pontuação total de pelo menos 100. A participação nesta sobreposição não exclui a concessão de qualquer uma das placas ou certificados acima para o participante.
Overlay YL
A overlay YL para 2024 está aberta a qualquer operadora no mundo. Uma placa YL será concedida à pontuação YL mais alta do mundo e certificados serão concedidos à pontuação YL mais alta em cada um dos seis continentes. Para entrar na overlay YL, a participante deve usar a caixa de comentários e indicar que sua inscrição está na overlay YL. Para qualificação do certificado, a YL deve atingir uma pontuação total de pelo menos 100. A participação neste overlay não exclui a concessão de nenhuma das placas ou certificados acima.
Overlay de Clubes
Incentivamos o envio de pontuações do Clube para o programa DX Marathon. Há uma designação na página de inscrição que pode ser preenchida se o participante for membro de um Clube. Um clube que deseje participar deve atender aos requisitos descritos abaixo.
A pontuação do Clube é a pontuação agregada dos registros enviados pelos membros, em qualquer uma das categorias de inscrição designadas. Serão três classes de clubes e serão entregues placas aos vencedores de cada classe. As três classes nas quais os clubes participantes podem participar são:
- Clubes com inscrições de 75 participantes ou mais;
- Clubes com inscrições entre 26 e 74 participantes;
- Clubes com inscrições de 25 participantes ou menos.
Para se qualificar como um Clube, os seguintes requisitos devem ser cumpridos.
- Clubes dos EUA: Todos os membros participantes do Clube devem residir num raio de 250 milhas.
- Clubes Internacionais: Todos os membros participantes do Clube devem residir no país DXCC onde o Clube está localizado OU num raio de 400 km.
- A entidade do Clube deve estar envolvida em atividades típicas do serviço de rádio amador, como por exemplo o DX ou serviços comunitários ou Serviços de Emergência ou Contestes e etc. Organizações nacionais como JARL, REF, DARC, LABRE e similares não se qualificam como Clubes e não são elegíveis para participar.
- Para validar os contatos que os clubes enviam, o presidente/liderança do mesmo deve estabelecer um nome de inscrição consistente para o seu clube. Por exemplo, o Northern Illinois DX Association deve ser expresso apenas como um nome nos formulários de inscrição dos participantes. A Northern Illinois DX Association pode designar seu nome como “NIDXA” para evitar erros de inscrições múltiplas, como Northern Illinois DXA, etc. Somente nomes de clubes idênticos enviados serão considerados para pontuação.
- O Administrador do Programa DX Marathon e sua equipe esperam que as regras acima sejam cumpridas conforme aqui expostas. Caso alguma regra seja descumprida, a inscrição do clube poderá ser rejeitada. A decisão do Administrador do Programa DX Maratona sobre todas as qualificações do Clube será final.